O que chatbots tem a ver com relações públicas?

A resposta para essa pergunta é simples: tudo! Quando você disponibiliza uma tecnologia para interação da marca da sua empresa com as pessoas, ainda que seja um software, essa tecnologia passa a ser porta-voz da sua empresa e a impactar diretamente na reputação.

Por isso, assim como qualquer recurso de comunicação analógico ou digital que usamos, é preciso que haja uma profunda reflexão se o benefício da utilização da ferramenta é maior que eventuais ruídos de comunicação que a falha na tecnologia possa causar no relacionamento com as pessoas.

Motivadores como “está na moda”, “tá todo mundo usando” ou até mesmo “a taxa de abertura das mensagens é maior” não devem ser considerados fatores propulsores para o investimento na utilização de um chatbot, uma vez que a complexidade de construir um relacionamento offline tem de ser replicada para o online.

A criação de um chatbot requer um mergulho profundo nas personas com as quais a empresa se relaciona e as suas jornadas de interação, para que o discurso da marca esteja sempre alinhado.

Ou seja, chatbot é “apenas” mais um canal através do qual será transferido um discurso e onde pretende-se construir relacionamentos que ao fim das suas jornadas se convertam em novos clientes/negócios para as empresas. Para que isso aconteça, precisamos ter em mente respostas para questões complexas como:

  • O que o chatbot vai fazer pela minha estratégia que outras ferramentas não possam fazer?
  • Disponibilizo de recursos para atualização constante?
  • Tenho a compreensão das personas e suas jornadas e como construir os pilares de comunicação?
  • O benefício é maior que o risco da taxa de rejeição?
  • Qual problema da minha persona essa tecnologia resolve?
  • Tenho volume de interações online que justifiquem o investimento?

O foco na utilização de bots precisa se manter centrado nas pessoas e nos princípios básicos das relações humanas para que a tecnologia seja capaz de fazer a mágica acontecer ao ampliar as possibilidades de interação.

 

Fonte: http://blogrp.todomundorp.com.br/2018/06/chatbot-como-construir-relacionamentos-atraves-de-robos/

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